Ajudamos especialmente mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social e econômica mediante ações de promoção de Direitos e Garantias Universais e Constitucionais, Igualdade de Gêneros, Raças e Etnias, Segurança Alimentar e Nutricional, Educação, Cultura e superação dos preconceitos.
Realizamos projetos de Educação e Capacitação voltados às Economias Feminista, Solidária, do Cuidado e Circular, para a
inserção da mulher no mundo do trabalho, propiciando geração de renda e autonomia econômica e desnaturalizando a divisão sexual do trabalho.
Utilizamos a Ciência das Soluções Baseadas na Natureza e dos Saberes Ancestrais na implantação de agroflorestas, reflorestamentos, saneamento e outras iniciativas ecológicas, para beneficiar agricultoras familiares, suas casas e comunidades com biodiversidade e resiliência, protegê-las dos efeitos da Emergência Climática e colaborar para revertê-la.
Nossa diversidade estende-se pela multitude de atividades que realizamos ao longo de nossas vidas. Para o Lobas trazemos nossa experiência em:
Planejamento Estratégico, Transformação Digital, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Obras de Construção Civil, Mercado Imobiliário e Gestão de Riscos.
Execução e Capacitação em Acabamentos, Fachadas, Instalações Elétricas e Hidráulicas, Revestimentos e Impermeabilização.
Suprimentos, Restaurantes, Cargas e Logística.
Construção Civil: Projeto, Planejamento, Execução, Gestão Administrativa e Financeira, Crédito e Vendas.
Realização de seminários, feiras, oficinas e missões técnicas internacionais nas áreas de Agroecologia e Mercado Orgânico, Água e E fluentes, Resíduos Sólidos, Fundos de Investimento Imobiliário e Ambiente Construído.
Produção de frutas e hortaliças orgânicas e comercialização nos mercados nacional e internacional.
Estamos confortavelmente instalados no Espaço E!, hub de convergência, criação e disseminação de conhecimento e empreendedorismo, ambiente de articulação da Rede Colaborativa Então Pronto!, da qual fazemos parte, junto com outras associações, empresas, órgãos de classe e instituições coligadas e conveniadas.
Primeiro buscamos proporcionar à mulher de baixa renda condições de superar sua urgente situação de vulnerabilidade social e econômica. Sem melhorias nesse aspecto quase nada pode ser transformado em nível individual e social.
Mas vamos além. Em nossas iniciativas também apresentamos à mulher seus direitos e garantias e as políticas públicas em aplicação e necessárias, em uma Educação Libertadora, como propõe Paulo Freire, colaborando para que ela passe de uma situação de oprimida para o patamar de protagonista de sua própria vida, com visão crítica de seu devido espaço na família e sociedade.
Junto com a associação parceira Elo Feminista realizamos a capacitação de cerca de 120 mulheres para atuarem na Construção Civil, em um curso de 80 horas/aula, envolvendo direitos e garantias da mulher , quando as alunas aprendem a identificar e enfrentar discriminação, machismo, desigualdades no trabalho, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Sustentabilidade, participando de aulas teóricas e práticas sobre pintura, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos e outras atividades de acabamento, e autonomia laboral.
Na esteira do sucesso do primeiro projeto, o Instituto Lobas, em voo solo, a partir do segundo semestre de 2024, capacitará mais cerca de 120 mulheres para ingressarem na Construção Civil. A longa fila de espera de futuras alunas e ótima aceitação do primeiro projeto por p arte de grandes construtoras locais nos incentivaram a realizar esta segunda edição, como o anterior abrindo às alunas oportunidades tanto em sua própria empregabilidade, quanto para empreenderem, iniciando seus próprios negócios, ou mesmo utilizarem os conhecimentos adquiridos para promover melhorias em suas casas.
Também a partir do segundo semestre de 2024 iniciaremos capacitação de cerca de 20 mulheres de assentamentos e comunidades rurais, e suas famílias, em um público-alvo de aproximadamente 80 pessoas. Com formação em direitos e garantias da mulher para todo os participantes, a capacitação envolverá teoria e prática dos princípios, práticas e processos da Agrofloresta, implantação de quintais agroflorestais em regime de mutirão p ara cada família participante e assistência técnica em manejo ecológico do solo, produção de biomassa, cultivo das plantas produtoras de alimentos, podas e colheita.
Instituto Lobas. 2024. Todos os direitos reservados.